Domingo foi o dia da prova de fogo, com a Seleção Nacional a ter que vencer a Bielorrússia com uma diferença de, pelo menos, sete golos.
Na manhã de domingo, a Suíça vencia o jogo com a Geórgia e deixava todas as contas em aberto para o apuramento luso. Apenas com uma vitória superior a sete golos é que Portugal marcava presença no Campeonato Europeu de Sub-19, que se irá realizar na Eslovénia.
As comandadas de Ana Seabra entraram muito bem no primeiro tempo, com garra para agarrarem o resultado, demonstrando ofensivas muito fortes e fazendo transições rápidas. As lusas acabam por conseguir conquistar parciais muito importantes e saem para o intervalo a vencer por 21-10.
No segundo tempo, Portugal consegue ainda mais vantagem, sendo extremamente eficaz, tanto ofensiva, como defensivamente, acabando por fechar a contagem em 40-23.
Carolina Monteiro (9) e Carolina Loureiro (7) foram as melhores marcadoras da partida.
Desta equipa fazem parte Beatriz Sousa de 16 anos do Sports Madeira, Patrícia Fagundes de 17 anos do Madeira Andebol e Lyia Mingaleeva de 18 anos (durante 16 anos viveu na Madeira onde fez a formação no andebol) atualmente joga no Maia Stars.
Nas palavras da treinadora ao site da Federação Portuguesa de Andebol: "as atletas foram fantásticas, acreditaram sempre que conseguíamos dar a volta ao “goal average”, estiveram muito concentradas e disciplinadas e acima de tudo funcionaram como equipa! estamos muito felizes e elas estão todas de parabéns!"
Portugal marcará presença no Campeonato Europeu de Sub-19, na Eslovénia.