“O objetivo é a preparação do grande acontecimento que, de 01 a 06 de agosto, há de trazer a Portugal centenas de milhares de jovens oriundos de todo o mundo para o encontro com sua santidade o Papa Francisco”, disse hoje, em conferência de imprensa, a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, referindo-se à Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 (JMJLisboa2023).
Assim, no dia 20, quando se assinala o Dia Mundial da Juventude, a partir das 14:30 a Diocese de Coimbra vai juntar-se em Cantanhede, no Pavilhão Marialvas, para celebrar a juventude com música, artes performativas, existindo ainda espaços de recolhimento, reflexão, partilha e um momento de oração.
A Jornada Mundial da Juventude Diocesana resulta de um convite do Papa Francisco aos jovens para viverem a efeméride nas suas dioceses.
A iniciativa que se irá realizar em Cantanhede é organizada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil – Coimbra (SDPJ), pelo Comité Organizador Diocesano de Coimbra (COD Coimbra), com o apoio da Unidade Pastoral de Cantanhede e com o patrocínio do município, no distrito de Coimbra.
Todos os jovens, sejam cristãos ou não, poderão participar no evento preparatório da JMJLisboa2023.
“Estamos diante de um acontecimento de significado mundial, verdadeiramente mundial, devo dizer, universal, uma vez que de facto acolhe na Jornada Mundial da Juventude jovens dos quatro cantos do mundo”, afirmou o bispo da Diocese de Coimbra, Virgílio Antunes.
Para o bispo, “estes [eventos] são caminhos que podem e deverão contribuir, como têm contribuído noutras edições, para melhorar e acentuar um estado de espírito de um sonho […] de uma humanidade unida, de uma humanidade em paz, solidária”.
Entre 26 e 31 de julho irão realizar-se, em Coimbra, os Dias das Dioceses.
“Somos milhares e milhares [de jovens] de todos os cantos do mundo que querem fazer essa experiência na Diocese de Coimbra”, salientou o coordenador do Comité Organizador Diocesano (COD) de Coimbra, Hugo Monteiro.
Lusa