O Governo da Madeira vai atribuir este ano 1,950 milhões de euros às sete associações de bombeiros voluntários da região autónoma, anunciou hoje, no Funchal, a secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal.
"Para além disso, estamos a trabalhar no sentido de formular as candidaturas aos apoios comunitários, no sentido de apetrechar as corporações ao longo deste ano com mais 36 viaturas", revelou Rubina Leal, durante a assinatura de contratos-programa com as sete associações de bombeiros.
A governante explicou que está previsto investir 3,5 milhões de euros nestes equipamentos, bem como em meios de proteção pessoal, no sentido de colmatar os estragos que as corporações tiveram aquando dos incêndios de agosto de 2016.
"Cumprimos a nossa missão e o Serviço Regional da Proteção Civil está a acompanhar o funcionamento das corporações e com regularidade trabalha com elas", vincou Rubina Leal, salientando que, em breve, serão também assinados contratos-programa com as corporações de bombeiros municipais, no valor de 35 mil euros.
A secretária da Inclusão e Assuntos Socais esclareceu, por outro lado, que as verbas agora atribuídas aos bombeiros têm por base a reposição dos apoios que lhes foram retirados com o Plano de Ajustamento Económico e Financeiro (2012-2015), que foi aplicado na Madeira para fazer face a uma dívida pública superior a seis mil milhões de euros.
LUSA