Trata-se da adoção de um sistema que permite a prestação de serviços integrados a vários operadores, através de diversos modos de transporte utilizando suportes e tarifários comuns, permitindo, assim, simplificar o equipamento utilizado, o tratamento dos dados e a informação ao público. Na prática, trata-se de uma evolução tecnológica e de gestão do atual modelo de bilhética que está em vigor na HF, mas que é alargado a outros operadores, sejam regionais, nacionais ou europeus.
Depois de implementado este sistema, a Horários do Funchal passa a disponibilizar um cartão único (bilhete ou passe) válido para todos os operadores de transportes públicos. Prevendo-se estar a funcionar em pleno em meados de 2025, vai também permitir agregar, num único portal, as informações relativas a vários operadores e serviços no domínio do transporte público, simplificando e centralizando o acesso por parte dos utilizadores.
A empresa avança, desta forma para soluções de bilhética desmaterializada, cuja implementação vai ser feita de forma gradual, e onde, através de uma aplicação informática, (app GIROGO) será possível comprar bilhetes e, posteriormente, validá-los no autocarro, sem necessidade de qualquer suporte físico.
Relativamente aos atuais painéis de informação ao público existentes em algumas paragens, vão também, de forma faseada, ser substituídos pelos novos equipamentos dotados de capacidade para difundir (através de um software que comunica entre si) dados aos passageiros relativos à circulação dos autocarros dos vários operadores.
A implementação do novo sistema conta com a importante parceria da empresa Transportes Metropolitanos de Lisboa.