“O Ministério da Agricultura e da Alimentação assegura a disponibilização de um apoio extraordinário, com uma dotação inicial de 500.000 euros, para apoiar os agricultores na aquisição de alimentação animal, nos territórios afetados pela destruição causada pelos fogos rurais, que estão a atingir o país”, anunciou, em comunicado.
O pagamento será feito mediante o levantamento dos prejuízos, que será realizado pelas Direções Regionais de Agricultura e Pescas, após o preenchimento de um formulário disponível no ‘site’ do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP).
Por outro lado, são fornecidas seis toneladas de alimento para abelhas, que será distribuído em articulação com a Federação Nacional de Apicultores.
“A estes apoios extraordinários, destinados a assegurar a alimentação animal, o Ministério da Agricultura e da Alimentação determinou à autoridade de gestão do PDR 2020 [Programa de Desenvolvimento Rural] a abertura das medidas de apoio ao restabelecimento do potencial produtivo das explorações agrícolas, logo que estejam concluídos os levantamentos das áreas e dos prejuízos”, adiantou.
Segundo apontou o ministério tutelado por Maria do Céu Antunes, os dados provisórios, recolhidos até 26 de julho, indicam que a área ardida em Portugal totalizava perto de 58.000 hectares, sendo que 11%, ou seja, 6.377 hectares, correspondem a campos agrícolas.