Este concurso faz parte do programa Europa Digital e tem por objetivo a criação de uma rede Europeia de DIHs para apoiar os estados membros na sua transição digital.
Em 2020, o Smart Islands Hub foi selecionado para a rede nacional de polos de inovação digital. Agora, o sucesso desta candidatura Europeia coloca a Madeira no mapa Europeu de DIHs, que permitirá uma colaboração direta com os congéneres de outras regiões Europeias e o acesso a ferramentas de apoio à aceleração digital.
O grande objetivo do SIH é ajudar as Pequenas e Médias Empresas e entidades do sector público na sua transição digital e verde, assim como promover a capacitação e a inclusão digital da população da Região.
O consórcio SIH reúne organizações de Investigação e Desenvolvimento (I&D), de Inovação e o ecossistema empresarial e é composto pela Agência Regional para o Desenvolvimento Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação. (ARDITI), que é a entidade coordenadora, a Universidade da Madeira, a Startup Madeira, a ACIF-CCIM, a Universidade NOVA de Lisboa, a Smart Energy Lab, a Cecolab e a Uninova.
O SIH conta ainda com o apoio de stakeholders estratégicos sob a forma de instituições públicas, prestadores de serviços locais e todos os Municípios da Madeira.