Esta iniciativa, que assenta nos valores e na política de responsabilidade social do clube, insere-se no âmbito da prevenção dos comportamentos aditivos e dependências, com especial enfoque nas substâncias psicoativas (SPA) e na utilização problemática da internet. Trata-se de uma campanha dirigida aos atletas e aos adeptos do clube em particular, mas também à população em geral.
Dada a sua importância e o seu impacto social, este projeto mereceu a preferência do júri, tendo o prémio sido entregue ao presidente do CD Nacional, Rui Alves, pelo coordenador da Fundação do Futebol, Luís Estrela.
1- Aumentar a perceção do risco por parte dos jovens, dos pais, dos dirigentes, dos técnicos e dos adeptos;
2- Difundir mensagens alusivas à prevenção dos comportamentos aditivos e dependências em contexto desportivo;
3- Informar e consciencializar sobre as divergências entre as expectativas positivas e as consequências do consumo de qualquer substância psicoativa no seu desempenho desportivo, bem como nas atividades da sua vida quotidiana.
Para a dinamização da campanha, foram realizados 10 vídeos, com uma mensagem preventiva assente na educação e promoção para a saúde, com a participação de 7 atletas do Clube (desde o escalão de Sub-14 ao Futebol Profissional) e 2 dirigentes.
Dado o papel cada vez mais importante do “online” na vida dos jovens, os vídeos serão disseminados ao longo de dois meses nas plataformas digitais dos promotores, bem como no ecrã do Estádio da Madeira durante o III Torneio Internacional Cristiano Ronaldo Campus Futebol.