Do total de alojamentos vendidos no trimestre, 829 diziam respeito a alojamentos existentes (81,0% do total), sendo os restantes 195 (19,0%) alojamentos novos. Face ao trimestre anterior, estes dois tipos de alojamentos evidenciaram evoluções contrárias, ou seja, as vendas de alojamentos existentes aumentaram 5,7% e as vendas de alojamentos novos diminuíram 0,5%. Quando feita a comparação com o trimestre homólogo, verificaram-se, pela mesma ordem, variações de +34,8% e +40,3%.
O valor dos alojamentos transacionados neste trimestre situou-se nos 204,6 milhões de euros, mais 12,3% que no trimestre precedente (182,2 milhões de euros) e mais 67,2% que no trimestre homólogo (122,3 milhões de euros). Nos alojamentos novos, o valor das vendas atingiu os 55,0 milhões de euros (+72,2% face ao mesmo trimestre do ano anterior), enquanto o relativo aos alojamentos existentes fixou-se nos 149,6 milhões de euros (+34,8%). Uma vez mais, quer no número quer no valor de alojamentos transacionados, superaram-se os anteriores máximos.
No trimestre em referência, as famílias madeirenses adquiriram 863 alojamentos habitacionais, +1,5% e +29,0% que nos trimestres anterior e homólogo. Em valor, as transações desta natureza cifraram-se nos 174,6 milhões de euros, mais 10,1% que no trimestre anterior e mais 62,3% em relação ao 1.º trimestre de 2021.
No conjunto do País, foram transacionados 43,5 mil alojamentos, no 1.º trimestre de 2022, significando uma diminuição trimestral de -5,1% e um aumento homólogo de +25,8%. Estas transações geraram 8,1 mil milhões de euros, -1,7% que no 4.º trimestre de 2021 e +44,4% face ao mesmo período do ano anterior.