Estas informações constam de uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, segundo a qual os dois chefes de Estado falaram por telefone hoje ao fim da manhã, a pedido da Presidente da República da Moldova, Maia Sandu.
Marcelo Rebelo de Sousa manifestou apoio "ao desenvolvimento político, social e económico" da Moldova, "num quadro de gradual aproximação ao modo de vida e de funcionamento da União", lê-se na nota.
De acordo com a Presidência da República, neste telefonema "foi abordada a atual situação na região, decorrente da invasão russa na Ucrânia" lançada em 24 de fevereiro, "bem como as potenciais consequências" para a Moldova.
Outro tema da conversa entre os dois chefes de Estado foram "as perspetivas europeias" da Moldova, "na sequência do pedido de adesão à União Europeia, que está a ser analisado pelas Instituições comunitárias".
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, "renovou o convite feito, há um ano, para a Presidente Sandu visitar Portugal em data oportuna" e "confirmou o apoio português" à Moldova e à Ucrânia.
"Referiu também a comunidade moldava em Portugal, que contribui para o desenvolvimento do nosso país, bem como a origem comum das nossas línguas", acrescenta-se na nota.