É mais uma aposta louvável de Rui Pinto para o Campeonato da Madeira de ralis agora para 2017, com o Ford Focus WRC de 2009 ex-M-Sport.
Uma viatura que fez o Mundial de Ralis pelas mãos de Jari-Matti Latvala.
Foi isso que podemos comprovar já que tivemos acesso ao “Golden FIA Passaport” que o piloto Rui Pinto mostrou esta manhã à RTP.
Nesse documento podemos ver que os primeiros ralis deste Ford Focus foram feitos por Latvala.
Depois foi Khalid Al Qassimi a competir com o carro também no campeonato do mundo.
Ken Block, o piloto exuberante norte-americano, também tripulou o carro quando esteve a competir no Mundial de Ralis.
Este Ford Focus WRC é de 2009 e só foram construídas seis unidades pela M-Sport.
Além do carro agora adquirido por Rui Pinto na Finlândia, dois outros exemplares estão no museu da M-Sport, outros dois em mãos de privados (um está em Inglaterra) e um outro Ford Focus WRC acabou por incendiar numa prova.
É uma verdadeira máquina de ralis, pensado e construído com esse fim, uma viatura que deve com certeza atrair muito público à estrada.
O Ford Focus WRC chega na primeira semana de março à Madeira para fazer a totalidade do campeonato, pois neste momento está em Itália, nas instalações da Vieffcorse a ser revisto ao pormenor para a nova temporada, como pode ver pelas fotografias cedidas pelo piloto.
Para a nova temporada Rui Pinto volta a formar dupla com o experiente navegador Jorge Henriques, com quem tem vindo a competir e conquistou vitórias em 2016.
Rui Pinto teve que partir para esta aposta no Ford Focus WRC já que o Peugeot 206 WRC não fica pronto a tempo para o início da temporada.
E quando ficar concluída a reparação do Peugeot 206 WRC, Rui Pinto revelou à RTP que a ideia é, fazer as rampas do Troféu da AMAK com o Peugeot 206 WRC ou vender o carro, pois é uma viatura com muitos interessados na sua aquisição.
Já são raros, estes exemplares, desta era do WRC e por isso tem muito valor e interessados.