A aposta de João Silva para a nova temporada de 2017 que começa no final de abril co m o Rali de São Vicente despertou a atenção de outras equipas.
É o caso de Gil Freitas, o tri-campeão de rampas da AMAK de Porsche testou o Citroen DS R5, tendo em vista a nova temporada.
Contactado pela RTP, o piloto confirmou o teste e sublinhou que gostou do que viu:
“É o carro fácil de guiar. Gostei do que vi. Mas é um carro para guiar nos “limites” para poder fazer tempos.
Tem de ser levado aos limites em todas as situações numa classificativa, curvas em apoio, travagens, saídas de curvas, entre outras situações, caso contrário não se consegue fazer bons tempos.”
O piloto entrou tarde para a modalidade e só conheceu carros de tração traseira, nomeadamente o Opel Ascona e o Porsche 997 GT3 e por isso o piloto reconhece que não é tarefa fácil:
“Até agora sempre competi com carros com uma filosofia diferente do Citroen DS3 R5, e por isso reconheço que não é tarefa, mas não é impossível” disse com boa disposição.
No vídeo em anexo pode ver algumas imagens do teste efectuado por Gil Freitas com o DS3 R5 em Cabeceiras de Basto, num video da autoria de WRCatedral_Fafe.
Mas tudo isto depende da venda do Porsche 997 GT3, há interessados na aquisição do carro e se a venda se concretizar Gil Freitas parte para a nova temporada de Citroen DS3 R5.
Mas a aquisição do DS3 R5 só acontece caso a venda do Porsche aconteça como fez questão de deixar bem claro.