Entre os dias 2 e 5 de maio as atividades decorrerão durante o dia e são destinadas aos alunos dos diferentes estabelecimentos de ensino da ilha.
No dia 6 de maio, sexta-feira, o dia da Ceia Quinhentista, as atividades iniciam-se às 19 horas e estão abertas a toda a comunidade. Nesse dia, o mais preenchido do evento, haverá um desfile de figurantes, a encenação da peça de teatro "Auto da Índia", danças africanas e de época, jogos tradicionais, contos, viagem dos sentidos e a declamação do poema "Nau Catrineta". Não faltarão também as barraquinhas de comes-e-bebes e um mercadinho.
Além de traje de época ou de adereços medievais, para criar um ambiente de verdadeira recreação histórica, a organização do certame pretende uma festa ecológica e, por isso, solicita que os convivas tragam o seu próprio copo e talher.
É através do trabalho desenvolvido ao longo do ano pelos vários projetos de complemento curricular da escola porto-santense, como o Clube de Tiro com Arco, a Fábrica Colombo, a Oficina 1418 e o Clube de Teatro, entre outros colaboradores, que este evento ganhou corpo.