O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou hoje que os apoios nacionais para a reconstrução na Madeira, na sequência dos incêndios de agosto, "vão chegar" à Região conforme forem apresentadas e aprovadas as respetivas candidaturas.
O Estado garante que haverá dinheiro para ajudar todas as famílias que foram afetadas pelos incêndios de agosto. O Ministro diz que os apoios para fazer face à catástrofe vão somar 80 milhões de euros.
Pedro Marques, acompanhado pelo secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Sousa, deslocou-se hoje à Madeira para assinar com o Governo Regional um protocolo para execução da subvenção proveniente do Fundo de Solidariedade da União Europeia e o acordo de colaboração com a Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM), para a concretização de intervenções na área da reconstrução das habitações afetadas pelos incêndios, nos concelhos do Funchal e da Calheta.
Os incêndios registados em agosto na Madeira provocaram três mortos, um ferido grave, centenas de desalojados e destruição, parcial ou integral, de 300 prédios. Os prejuízos materiais foram avaliados pelo Governo Regional em 157 milhões de euros.