A CDU Madeira propôs hoje que as viagens entre as ilhas da Madeira e Porto Santo recebam um subsídio de 50% do Governo regional como forma de ajudar a mobilidade dos habitantes da região.
"Pretendemos que este seja um auxílio à mobilidade dos passageiros na região, indo ao encontro de uma proposta da Assembleia Municipal do Porto Santo e de outras entidades para que se concretize um subsídio a ser atribuído pelo Orçamento Regional", afirmou o deputado comunista Edgar Silva.
O auxílio seria dado por viagem de ida ou de volta ou de ida e volta entre as duas ilhas do arquipélago da Madeira, defendeu, acrescentando que o subsídio não seria só para quem reside no Porto Santo, mas também "para os residentes na Região Autónoma da Madeira".
Este seria um valor "a ser assumido pelo Orçamento Regional" em que, à semelhança do que já acontece mas viagens aéreas, "o passageiro paga primeiro a tarifa praticada e depois é reembolsado" em 50% do valor pago, explicou o deputado, para quem "mais do que uma despesa no orçamento regional", o subsídio seria um investimento.
"É fundamental para dinamização da economia do Porto Santo e para vencer problemas de sazonalidade, mas, no conjunto da Região, [também] como um fator de desenvolvimento regional", afirmou.