A mesma tem início com a Professora Doutora Dora Aguim-Pombo, Professora Auxiliar de Biologia na UMA e membro do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos – Porto, a disseminar o projeto, através da apresentação da biodiversidade de insetos existente no arquipélago da Madeira e Selvagens bem como as inúmeras funções essenciais dos insetos nas nossas vidas. Segue-se o voluntário do projeto Dr. Hugo Silva, discente do Mestrado em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora, que mostrará os primeiros resultados do projeto, como se efetuam os registos fotográficos de insetos na aplicação iNaturalist e como esses registos ajudam a comunidade científica.
Pretende-se com esta ação sensibilizar os formandos dos cursos EFA na preservação e conservação da nossa biodiversidade, incentivando um papel mais ativo e consciente nesta questão.
Atualmente com o crescente interesse sobre as boas práticas e o papel de cada cidadão nas questões ambientais é de ressalvar a importância de temáticas associadas à proteção de espécies, à sua utilidade e ao papel que cabe a cada um de nós.
O Projeto Insetos da Madeira cujo objetivo é dar a conhecer o património natural madeirense sensibilizando para a importância dos insetos, é um projeto de ciência cidadã que quer envolver os cidadãos nesta tarefa e contribuir assim para a melhoria da educação ambiental, incentivar o turismo sustentável, entre outras funções. In panfleto “Projeto Insetos da Madeira”.