"Homem das letras e das artes, Carlos Lélis destacou-se como professor de cultura portuguesa, em Portugal e em universidades estrangeiras, e enquanto membro da comissão de instalação da extensão universitária, que deu origem à Universidade da Madeira.
Desde o jornalismo à crítica de arte, desde a encenação à direção criativa, a imagem de Carlos Lélis ficará para sempre ligada ao rigor e ao empenho com que abraçava os diferentes projetos. Como Representante da Madeira no Comissariado da Expo 98, Carlos Lélis fez um trabalho meritório que projetou o arquipélago madeirense no país e no mundo", lê-se no comunicado enviado à redação.
"A sua determinação e rigor científico foram merecedores de vários louvores regionais, nacionais e internacionais, entre eles o grau de Comendador da Ordem de Mérito, atribuído pelo Presidente República em 2015, a condecoração de Grande Oficial da Ordem de Mérito do Luxemburgo e a Medalha da Cruz Vermelha Portuguesa. Pelo seu percurso no ensino e na política, pelo seu rigor e determinação e pelo seu amor à Madeira e à cultura madeirense, Carlos Lélis deve servir de exemplo de inspiração a todos nós".
À sua família e amigos o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira dirige as mais sentidas condolências.