Em termos homólogos, as exportações para os países da União Europeia aumentaram 41,0% em volume e 38,8% em valor, a mesma tendência verificou-se nos países terceiros para os quais as vendas cresceram 47,5% em quantidade e 88,7% em receitas de primeira venda. Da mesma forma, as vendas de vinho “Madeira” realizadas no conjunto do território nacional aumentaram tanto em volume (+69,1%) como em valor (+97,2%). Por sua vez, as vendas no mercado regional, cresceram 381,4% em volume e 219,3% em valor. Contrariamente, o mercado continental registou um desempenho negativo, com decréscimos em volume e em valor, de 68,5% e 51,4% respetivamente.
Analisando a informação dos primeiros nove meses de 2021, observa-se que tanto a quantidade comercializada como o valor de primeira venda apresentaram variações homólogas positivas de +15,1% e de +29,9% respetivamente. Este aumento nas quantidades foi transversal a todos os mercados: o comunitário cresceu 11,0%, o extracomunitário 25,1% e o nacional 8,3%. Quanto ao valor de primeira venda, registaram-se igualmente aumentos em todos os mercados: no comunitário (+19,1%), no extracomunitário (+42,4%) e no nacional (+23,7%).
Nos primeiros nove meses do ano, e por comparação com o mesmo período de 2020, é de realçar o crescimento nas vendas para a Holanda (+68,2% nas quantidades e +42,6% em valor), Dinamarca (+62,2% em volume e +66,2% em receitas de primeira venda) e para os E.U.A.(+54,2% nas quantidades e +77,1% em valor). Em sentido contrário, destaque para as reduções de vendas verificadas nos mercados chinês (-10,1% em quantidade e -17,3% em valor) e sueco (-9,4% em quantidade e -11,7% em valor).
Apesar do crescimento face a 2020 em termos acumulados (ou seja, de janeiro a setembro), a comparação com o mesmo período de 2019 mostra que se está ligeiramente aquém dos valores deste ano em termos de quantidades comercializadas (‑4,7%), mas já acima no que respeita ao valor (+3,3%).