O jogo Pontassolense x Cruzado Canicense, a contar para a 4ª Jornada do Campeonato Da Divisão de Honra Regional de Seniores, que aconteceu a 13 de Novembro de 2016, é o ponto de partida deste protesto.
É que pelo Pontassolense jogou, António José Coelho Andrade que na temporada passada foi jogador do Canicense. E foi no final da época passada que viu ser aplicado um castigo de 2 (dois) jogos de suspensão.
No entanto o jogador em causa apenas cumpriu um jogo de suspensão, que foi o último jogo do campeonato da época passada 2015/2016, entre Santacruzense x Canicense da 22ª jornada do Campeonato Divisão de Honra.
Na presente época o jogador, António José Coelho Andrade, a jogar pelo Pontassolense esteve em todos os jogos já disputados pelo novo clube, e por isso ficou por cumprir um jogo de castigo que transitou da temporada passada é o que diz o regulamento disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol, no ponto nº 4 do artigo 31, “Se a sanção de suspensão por jogos oficiais não for totalmente cumprida na época em que foi aplicada, é cumprida na época ou épocas subsequentes.”
Assim o jogador em causa jogou de forma irregular nos quatro jogos entretanto já realizados esta época, à luz dos que diz o artigo 55 do regulamento onde se pode ler no nº 1 do artigo em causa que “ O clube que, em jogo integrado nas provas organizadas pela FPF, inscreva na ficha técnica ou utilize jogador ou treinador que não preencha as condições legais e regulamentares para o representar nesse jogo, é sancionado com derrota e multa.
Assim depreende-se que o Pontassolense corre o risco de perder os 4 jogos já disputados.
O Pontassolense é terceiro classificado do campeonato com duas vitórias e dois empates e a serem averbadas quatro derrotas cai para último.