Esta tecnologia permitirá um controlo inteligente sobre a potência de carregamento dos veículos elétricos, com o objetivo principal de melhorar a integração de energia elétrica proveniente de fontes de energia renovável, podendo ao mesmo tempo fornecer serviços de sistema à rede elétrica.
Este posto de carregamento é uma versão adaptada do já conhecido carregador rápido do parceiro tecnológico Efacec – QC45, permitindo o carregamento de veículos elétricos até 50 kW de potência de carga em corrente contínua e até 22 kW em corrente alternada. A adaptação desenvolvida no âmbito deste projeto permite a este carregador ficar ligado a uma plataforma de agregação, que transforma os pontos de carga de veículos 100% elétricos em ativos de flexibilidade para o operador de rede, possibilitando o aumento de integração de renováveis no sistema energético, sem comprometer a mobilidade dos utilizadores de veículos elétricos.
Os 25 futuros utilizadores deste posto de carregamento foram sujeitos a um processo de seleção desencadeado pela EEM e pela ACIF-CCIM, concordando com os termos de utilização dos testes. e demonstrações-piloto a que o projeto se propõe.
Está ainda prevista a instalação e demonstração-piloto no mesmo local de um segundo carregador inteligente para veículos elétricos, denominado QC60, com uma configuração do tipo CHAdeMO| CCS | AC22 (tomada), com carregamentos rápidos até 60 kW (em corrente contínua) e carregamentos semirrápidos até 22 kW (corrente alternada), com capacidade para carregar até 3 veículos em simultâneo.
A INSULAE é um projeto cofinanciado pela Comissão Europeia, através do Programa Horizonte 2020, que tem como objetivo fomentar a implementação de soluções inovadoras para a descarbonização das ilhas da União Europeia. Teve início em abril de 2019 e terá a duração de 4 anos.