O professor Pedro Correia, treinador da vela adaptada do Clube Naval do Funchal (CNF), realizou no iate francês Sochris Nine, uma travessia – entre Lisboa (Cascais) e o Funchal, integrado no projeto da associação francesa CAP HANDI, instituição que tem por objetivo o fomento e a navegação em alto mar, para pessoas com deficiência.
A etapa percorrida pelo técnico do Naval, teve como objectivo permitir tomar conhecimento das “ferramentas” e assimilar conhecimentos necessários à navegação em alto mar para este leque de praticantes, possibilitando assim ganhar com esta experiencia novas valências à dinamização do desporto adaptado dento do CNF e na Região.
A travessia organizada pela CAP HANDI, teve início em França e decorrerá até ao Senegal, passando por Lisboa, Funchal e Canárias. Em cada etapa a tripulação vai se alterando, sendo que na etapa agora decorrida, o treinador Pedro Correia partilhou a navegação com um invisual, e dois tripulantes em cadeira de rodas. A embarcação um First 40.7, foi totalmente preparado e apetrechado para receber este especiais tripulantes, oferecendo todo o conforto e segurança aos seus tripulantes.
A marina do Funchal dará apoio nesta aventura, sendo uma marina acessível, pois permite a receção de pessoas em cadeira de rodas em conforto e segurança.
Durante a estadia da tripulação, o Clube Naval preparou um programa de atividades variado que contempla um almoço convívio e um passeio de autocarro pela ilha. Já na quinta-feira, dia 3 de Novembro a CAP HANDI, irá receber a bordo jovens deficientes da Madeira dos Centro de Atividades Ocupacionais do Funchal, permitindo aos mesmos navegarem na baia do Funchal e experimentar, esta embarcação preparada para o efeito.
Pedro Correia fala desta experiência: “É algo que recomendo para os mais aventureiros, pois foi algo que, reconheço, testou os meus limites. Estive num navio com ótimas condições, com um skipper com mais de 30 anos de experiência a nível marítimo – uma pessoa com uma grande capacidade de antever tudo o que podia acontecer que foi uma grande ajuda, para mim, nesta travessia. Tivemos bons momentos, tivemos momentos difíceis, houve um pouco de tudo nesta travessia, foi realmente uma experiência completa”.