A eurodeputada Liliana Rodrigues estará entre 3 e 5 de Novembro numa missão à Grécia no âmbito da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade dos Géneros. Esta é a nona delegação internacional que Liliana Rodrigues é chamada a integrar desde que iniciou o seu mandato.
Acompanhada por mais 10 deputados de diferentes grupos políticos, esta delegação parlamentar à Grécia visitará alguns centros de refugiados e migrantes na região de Atenas, nomeadamente o Centro de Omonia para mulheres vítimas de violência, o Centro Praksis para jovens não acompanhados e ainda os campos de refugiados de Elliniko e Skaramagas.
Será dada especial atenção à prestação de apoio psicológico, cuidados de saúde, educação, alimentação, serviços de interpretação e mediação, aconselhamento legal e ensino da língua grega aos refugiados e migrantes, particularmente às crianças, mulheres e grupos marginalizados.
A delegação do Parlamento Europeu prevê ainda reuniões de trabalho com autoridades locais e nacionais, como Vasilis Papadopoulos, Secretário-geral para a Migração, Fotini kouvela, Secretária-geral para a Igualdade de Género e Maria Stratigaki, Vice-Presidente do Município de Atenas, com responsabilidades nas áreas da Solidariedade Social, o Bem-Estar e a Igualdade, entre outros, assim como encontros com várias Organizações Não Governamentais, destacando-se os Médicos Sem fronteiras.
Liliana Rodrigues disponibilizou-se ainda junto do Governo de Portugal para a realização de eventuais diligências com vista ao acelerar do processo de recolocação de refugiados em Portugal.