Em 2020, os valores mais elevados da precipitação anual ocorreram nas estações meteorológicas do Pico do Areeiro (2 279,3 mm), Chão do Areeiro (2 074,3 mm) e Bica da Cana (1 772,2 mm).
Novembro foi o mês mais chuvoso na maioria das estações, tendo sido no Pico do Areeiro onde se observou o maior valor de precipitação (698,2 mm) naquele mês, e na estação do Funchal/Lido o menor valor (75,0 mm).
O mês de julho foi, de forma geral, o mês em que se registou menos precipitação, com valores a variarem entre os 0,2 mm, na estação Funchal/Lido e os 14,6 mm, na estação da Santa/ Lombo da Terça.
Analisando os dias por quantidade de precipitação ocorrida (dias com chuva, chuvosos, muito chuvosos e extremamente chuvosos), conclui-se que o máximo de dias com chuva foi registado em Santana (134), sendo que no caso dos dias chuvosos foi a Bica da Cana a registar o maior valor (56). O Pico do Areeiro destacou-se no número de dias muito chuvosos (24) e nos extremamente chuvosos, o número mais alto verificou-se no Chão do Areeiro (19).
Em 2020 contabilizaram-se 327 dias secos na estação do Funchal/Lido, valor máximo do conjunto das estações meteorológicas, sendo inferior ao registo de 2019 em 8 dias.
Humidade relativa do ar
Das estações que dispõem de média anual da humidade relativa (média) do ar, apenas Chão do Areeiro, Santa/Lombo da Terça, Bica da Cana apresentaram um valor inferior ao de 2019.
Analisando o último ano, é possível verificar que os valores médios anuais da humidade relativa do ar variaram entre os 65% no Pico do Areeiro e os 89% na Ponta de São Jorge, sendo que em ambas as estações a humidade relativa média do ar foi superior à de 2019 em 3 pontos percentuais (p.p.).
Na análise da informação à escala mensal, é de realçar que o valor médio mínimo da humidade relativa do ar (27%) foi registado na estação do Pico do Areeiro, em julho e o valor médio máximo (96%) foi observado na estação do Lombo da Terça no mês de junho.