O Governo Regional vai começar as obras de reparação dos problemas existentes no Pavilhão da Ribeira Brava já durante o mês de novembro. O procedimento será lançado ainda neste mês de outubro e irá resolver com carácter definitivo a consolidação provisória anteriormente feita.
Após visita conjunta do LREC e a DRESC durante o mês de Maio de 2016, e consequente avaliação da situação reportada, ambos os organismos chegaram à conclusão de que a infraestrutura em causa não apresentava qualquer problema estrutural, nem evidenciava qualquer patologia que pusesse em causa ou oferecesse perigo eminente de colapso do edifício. Antes pelo contrário, embora já com largos os anos de existência e utilização, toda a estrutura de betão armado e a estrutura metálica da cobertura apresentavam-se um ótimo estado de conservação.
A única situação observada foi a de dois dos panos de alvenaria interior, que preenchem o intervalo dos pórticos, que apresentavam alguma descolagem da sua posição inicial, situação que foi devidamente corrigida, embora com caráter provisório, com uma solução de encastramento de cunhas metálicas em “L”, com o objetivo de solidarizar a alvenaria aos pórticos.
Esta solução ofereceu a segurança necessária até à realização de obras definitivas, procedimento que se encontra já em curso, como referido, e que estará no terreno em Novembro. A zona exterior foi interditada, uma vez que os panos exteriores encontravam-se já muito fissurados e com sinais de instabilidade.
A solução definitiva, resumindo-se a uma intervenção de reabilitação simples, uma vez que não há nenhum problema estrutural ou risco de colapso, resume-se à substituição integral dos panos de alvenaria das paredes. Para além desta intervenção na envolvente, serão realizados trabalhos de pintura exteriores e interiores, incluindo na estrutura metálica da cobertura, reparação de infiltrações e ainda a reabilitação das zonas de balneários.
A obra terá um custo estimado de 198 mil euros e prazo de execução de 120 dias.