A 18.º edição da Regata de Canoas Tradicionais da Madeira, importante iniciativa sócio-cultural da Câmara Municipal do Funchal, decorrerá no dia 11 de julho, às 12 horas, na Baía do Funchal, numa organização conjunta com a Associação Regional de Canoagem da Madeira e com o apoio da Associação da Madeira Desporto para Todos.
Será realizado no Centro Náutico de São Lázaro pelas 10h30 um briefing para entrega de placas e apresentação da prova.
Esta iniciativa, envolve participantes, de seis concelhos da Região Autónoma da Madeira, nomeadamente de Santa Cruz, Funchal, Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Ponta do Sol e Porto Moniz, mantendo a Tradição e preservando a História do nosso Povo e seus Costumes.
O trajeto da Regata será idêntico ao das edições anteriores, em plena Baía do Funchal, com partida e chegada no Varadouro de São Lázaro contornando boia sinalizadoras colocada em frente à Praia da Barreirinha, numa distância de aproximadamente 2,5 quilómetros. Para além dos Prémios de Participação será atribuído o prémio de 1º, 2º e 3º Classificado por Classe, todos os participantes irão receber uma medalha de presença no evento e uma T-Shirt alusiva à Regata.
As canoas tradicionais estarão organizadas em três classes:
Classe A – Canoas tradicionais – Superior a 4 metros;
Classe B – Canoas tradicionais – Inferior a 4 metros;
Classe C – Canoas não tradicionais.
A partida para a prova será dada ao mesmo tempo para todas as classes, de modo a proporcionar um “cartaz colorido e festivo” ao mar da Baía do Funchal.