No seu boletim diário a Autoridade de Saúde açoriana explica que dois destes novos casos se referem a “passageiros com testes positivos à chegada, um residente e um não residente", e que "os restantes são em contexto de transmissão comunitária".
O concelho da Ribeira Grande regista hoje 15 novos casos (seis em Rabo de Peixe, cinco na Maia, dois em Porto Formoso, um na Ribeirinha e um na Ribeira Seca).
No concelho de Ponta Delgada foram detetados nove novos casos (quatro em São Pedro, e um em cada uma das freguesias de Fajã de Baixo, Livramento, São Sebastião, Arrifes e Fenais da Luz), enquanto na Lagoa foi diagnosticado um novo doente no Rosário e em Vila Franca do Campo foi registado um novo caso em São Miguel.
A Autoridade de Saúde diz ainda que "não há registo de recuperações nas últimas 24 horas" e que à data de hoje estão internados 14 doentes, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, com três deles em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).
O arquipélago conta presentemente com 294 casos positivos ativos, todos em São Miguel.
Não há cadeias de transmissão local ativas, sendo que foram extintas 203 até ao presente.
Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 5.723 casos positivos de Covid-19, tendo recuperado da doença 5.266 pessoas e morrido 33.
"Desde 31 de dezembro de 2020 e até 04 de junho corrente, foram administradas nos Açores 146.999 doses de vacina contra a Covid-19, correspondentes a 92.036 pessoas com 16 ou mais anos com a primeira dose e 54.963 pessoas com ambas as doses", no âmbito do Plano Regional de Vacinação, refere também o comunicado.