A seis meses da realização da edição de 2017 do MIUT há já 1850 atletas num total de 2300 atletas distribuídos pelas quatro provas do evento.
A prova ultra, de 85 quilómetros, limitada a 400 participantes, já está esgotada.
A partida da prova ultra será dada às 07h00 do dia 22 de abril, na zona de São Vicente, em direção à Levada Fajã do Rodrigues e subida para a Encumeada, onde o percurso penetra no Maciço Montanhoso Central, com passagem pelo Curral das Freiras para depois, então, enfrentar os míticos picos Ruivo e Areeiro. A partir daqui, o percurso é maioritariamente a descer, com passagens pelo Ribeiro Frio, Poiso e Portela, a partir da qual a Serra das Funduras oferece uma interminável rede de singletracks rumo à descida técnica da Degolada que levará os participantes à vereda do Larano, em direção à Boca do Risco e descida para a Levada do Caniçal. A fase final, percorrida na Levada, terá como pano de fundo o vale de Machico, com a meta instalada junto ao Fórum Machico.
O lituano Gidiminas Grinius, 2º classificado no último Ultra Trail do Monte Branco, é um dos cabeças de cartaz da próxima edição do Madeira Island Ultra Trail.