De acordo com o comunicado hoje divulgado, “tendo em conta a evolução da situação epidemiológica no concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel, a Autoridade de Saúde Regional, desde o dia 27 de março, já realizou 608 testes de despiste ao vírus SARS-Cov-2, pela metodologia RT-PCR, à população daquele concelho”.
Mas tendo em conta o "número crescente de casos no concelho, em particular na freguesia da Achadinha, a Autoridade de Saúde Regional, em articulação com a Autoridade de Saúde Concelhia, decidiu que, na segunda-feira, será efetuada uma testagem massiva, com testes rápidos de antigénio, à população desta freguesia”.
O concelho do Nordeste, de acordo com o boletim de hoje da Autoridade Regional de Saúde, soma 14 casos, dez deles em Achadinha, que teve o maior aumento diário no município, nas últimas 24 horas, com mais duas pessoas infetadas.
Segundo a Autoridade Regional de Saúde, em função da evolução epidemiológica, “outras testagens massivas poderão ser efetuadas”.
Assim, “durante a próxima semana, será realizada a testagem de toda a comunidade escolar deste concelho (alunos, pessoal docente e não docente) com testes rápidos de antigénio”.
A escala de risco utilizada pela Região Autónoma dos Açores tem cinco níveis: muito baixo, baixo, médio, médio alto e alto.
O concelho do Nordeste é o único da ilha de São Miguel que se encontra em alto risco.
C/Lusa