No dia 5 de abril de 2021 arranca o processo do XVI “RECENSEAMENTO GERAL DA POPULAÇÃO” e o “VI RECENSEAMENTO GERAL DA HABITAÇÃO”, conduzido pelo INE e, na Região Autónoma da Madeira, com a coordenação da execução regional da Direção Regional de Estatística (DREM) e com o apoio das Juntas de Freguesia e Municípios.
Trata-se de um processo realizado, preferencialmente, por via eletrónica ou telefónica onde, no período de 5 a 18 abril, os recenseadores distribuirão uma carta contendo um código e password únicos em todos os alojamentos habitacionais da Região cuja resposta será efetuada via internet (ou telefone).
Os recenseadores estarão devidamente identificados e prestarão todos os esclarecimentos à população além de existirem e-balcões nas Juntas de Freguesia da área de residência.
Para além deste sistema poderá ser ainda respondido em papel, cujos formulários serão entregues e recolhidos por recenseadores autorizados e devidamente identificados.
Todo o processo é gratuito pelo que qualquer tentativa de cobrança de valores monetários deverá de imediato ser comunicado à PSP.
Todas as pessoas envolvidas nos trabalhos de recolha, junto da população, são do conhecimento das respetivas Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais e estão munidas de documento específico de identificação (indicando as funções que exercem nos CENSOS 2021); contudo, em caso de dúvida, devem contatar a respetiva Junta de Freguesia ou a PSP.