A Juventude Social-democrata (JSD) e os Estudantes Social-democratas (ESD) da Madeira iniciaram, ontem, o seu Roteiro Laranja "Regresso às aulas 2017/16", que se prolongará até a próxima semana.
A iniciativa contempla atividades junto de escolas de vários concelhos da Região, bem como, reuniões com reitorias/direções de instituições de ensino superior, nomeadamente, com Universidade da Madeira, ISAL e Cluny.
O primeiro dia do Roteiro Laranja contou com a presença de elementos da JSD
Nacional, fazendo com que as regiões autónomas fossem incluídas, pela primeira vez, na
"Volta do Secundário" promovida por esta estrutura em território continental.
Em vez da ida às escolas meramente para entrega de flyers, a ideia da JSD e dos ESD’s passa pela feitura de jogos didáticos (com questões sobre política portuguesa e cidadania ativa, no geral) e de uma maior interação com os alunos, mostrando aquelas que são as ideias laranja.
A inserção de conteúdos regionais nos programas curriculares escolares; a reorganização e valorização do ensino profissional; uma maior aposta na internacionalização ao nível do ensino superior e da investigação; e uma maior divulgação de atividades extracurriculares e da sua importância no desenvolvimento pessoal e académico são algumas das propostas debatidas e defendidas pela JSD Madeira neste arranque do ano lectivo.
Ontem o grupo da JSD passou pelo Funchal, Santa Cruz, Machico e Santana. No decorrer desta semana, o grupo vai interagir com os jovens dos concelhos da Calheta, Ribeira Brava, Ponta do Sol, Câmara de Lobos, Porto Moniz e São Vicente.
De referir que esta iniciativa conta com a colaboração dos estudantes social-democratas de cada concelhia e com o apoio das próprias comissões políticas locais, o que permitirá que a mesma chegue, também, ao Porto Santo.