"Neste momento, a OMS estima que o balanço risco/benefício está a inclinar-se a favor da vacina AstraZeneca e recomenda que as vacinas continuem" a ser administradas, refere um comunicado da agência da Organização das Nações Unidas (ONU), citado pela agência francesa France Presse.
A OMS sublinha ainda que os seus especialistas, cuja opinião é esperada, continuam a "avaliar" os dados sobre os problemas de saúde enfrentados por algumas pessoas vacinadas com esta vacina.
Alguns países da União Europeia, incluindo Portugal, suspenderam temporariamente a utilização da vacina da AstraZeneca como medida de precaução baseada em relatos de doenças raras de coagulação sanguínea em pessoas que receberam a vacina.
Outros países da UE – tendo considerado a mesma informação – decidiram continuar a utilizar a vacina nos seus programas de vacinação adianta a OMS em comunicado.
O Comité Consultivo Global para a Segurança das Vacinas da OMS está a avaliar os últimos dados de segurança disponíveis para a vacina AstraZeneca, sendo que uma vez concluída esta revisão, a OMS comunicará imediatamente as conclusões ao público, acrescenta.