De acordo com uma nota do executivo açoriano, 4.000 doses foram recebidas esta manhã na ilha Terceira e, durante a tarde, por volta das 14:15 (hora local, 15:15 em Lisboa), chegam 4.500 doses a São Miguel.
“Quer na Terceira, quer em São Miguel, o transporte de ambos os lotes, entre os aeroportos e os Hospitais [onde a vacina será armazenada], está a cargo da Proteção Civil”, esclarece a Direção Regional da Saúde.
Este lote permitirá "alargar a vacinação aos profissionais de saúde privados e às forças de segurança na região”, é referido no comunicado.
Fonte da Direção Regional de Saúde adiantou à Lusa que, com este novo lote, será também possível chegar a pessoas com mais de 50 anos com patologias prioritárias, que pertencem à primeira fase de vacinação.
Na nota é ainda acrescentado que, com a chegada do novo lote, “confirma-se a melhor expectativa” da tutela, apesar de “um ligeiríssimo atraso” no fornecimento de vacinas a Portugal.
Este é o segundo lote de vacinas contra a covid-19 que chega aos Açores esta semana, “depois da chegada, na passada segunda-feira, de 5.850 doses da vacina Comirnaty da Pfizer”, lembra o executivo, adiantando que ”está prevista a entrega de igual quantidade no próximo dia 15”.