O IFCN procedeu à recolha de vários exemplares mortos recentemente, em vários locais da ilha, tendo-os encaminhado para o laboratório, para que sejam realizadas análises laboratoriais para o despiste desta doença nos coelhos do Porto Santo.
Como medida preventiva, o IFCN está a efetuar a recolha ativa dos animais mortos, enterrando-os e desinfetando esses locais com cal viva.
A DHV é uma doença altamente contagiosa entre os coelhos, provocada por um vírus do género calicivurus, com elevadas taxas de mortalidade. A transmissão ocorre mediante contato direto com os coelhos infetados e também por transmissão indireta, onde os insetos, aves e mamíferos podem atuar como vetores importantes.
Os surtos desta doença ocorrem frequentemente e com maior preponderância durante o outono e inverno, sendo o sinal clínico mais evidente a morte súbita. Alguns animais mortos podem apresentar sangue espumoso no nariz e hemorragia nos pulmões, fígado, baço e coração.
Perante este cenário o IFCN, IP-RAM solicita a todos os amantes da caça da ilha do Porto Santo a recolha e o enterramento dos cadáveres encontrados.
Alerta-se ainda, a todos os caçadores que, ao colaborarem nesta ação aquando do regresso às suas habitações, desinfestem todo o vestuário e calçado que utilizaram, bem como outro material auxiliar, evitando assim o contágio desta doença para outros locais.
Refere-se ainda que esta doença não se transmite ao ser humano.