A partir da próxima segunda-feira já é possível apresentar candidaturas no âmbito do PRODERAM (Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira) à medida LEADER que tem reservado um pote de 13 milhões de euros para apoio ao desenvolvimento local.
O LEADER é constituído por 4 submedidas sendo uma delas destinada a atividades não agrícolas em zonas rurais, onde se enquadra projetos de turismo que poderá ter um apoio até 65% a fundo perdido.
Para o secretário regional e Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos esta medida reveste-se de grande importância pois acima de tudo tem por objetivo alavancar a economia das regiões mais rurais. “Temos já vários investidores que aguardavam por esta medida e que será determinante para a economia de muitos concelhos. Estão reservados cerca de 13 milhões de euros para esta medida para projetos que serão criteriosamente avaliados”.
As candidaturas têm que ser submetidas através dos grupos de ação local, nomeadamente a ADRAMA (para os investimentos em Santana; São Vicente; Porto Moniz; Calheta; Ponta do Sol; Ribeira Brava) e ACAPORAMA (para investimentos nos concelhos de Câmara de Lobos, Machico, Santa Cruz e Porto Santo).
A primeira fase de candidaturas através da ACAPORAMA já se encontra em vigor desde o dia 29 de Agosto, prolongando-se até dia 29 de Setembro. Através da ADRAMA será possível apresentar candidaturas no próximo dia 12, estendendo-se durante 60 dias.
O PRODERAM 2020, tutelado pela Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, tem um financiamento europeu de 179 449 500 euros.