A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho afirmou hoje que a imagem turística da Madeira a nível internacional não foi afetada pela ocorrência dos incêndios que fustigaram a ilha na segunda semana de agosto.
"Ainda na semana passada, na Alemanha, tive a oportunidade de reparar com os operadores: a situação e imagem da Madeira não sofreu internacionalmente", disse Ana Mendes Godinho aos jornalistas, no Funchal, no lançamento nacional da campanha de turismo interno "Ponha Portugal no mapa".
A governante salientou que a escolha da Madeira para o arranque deste projeto foi um dos compromissos assumidos pelo primeiro-ministro, António Costa, quando visitou a ilha para "ajudar a reposicionar e rapidamente responder à imagem que os incêndios poderiam ter trazido para a Madeira e no sentido de mostrar que a atividade turística está normalizada e bastante tranquila neste momento".
"Tive a oportunidade de verificar que os números também aqui da atividade turística na Madeira também estão a correr bem, não houve qualquer perturbação do mercado", sublinhou a governante.
Ana Mendes Godinho argumentou que "o turismo interno pode desempenhar um papel importante na Madeira em termos de crescimento", opinando ser "essencial criar mecanismos que permitam a proximidade entre todas as regiões – continente e ilhas – promovendo também a coesão territorial do país".
Sobre a campanha "Ponha Portugal no mapa", referiu que o objetivo é colocar os portugueses a promover o país, consistindo num "convite para que façam vídeos sobre todos os recantos que queiram mostrar do seu Portugal para mostrar ao mundo".
"Isto é uma mobilização dos portugueses", apontou a responsável, adiantando que numa segunda fase serão selecionados as melhores imagens recolhidos para criar um "filme institucional de Portugal, para ser o filme promocional de venda do país".
Ana Mendes Godinho mencionou ainda que o turismo é um setor que permite criar emprego, tendo, de acordo com os dados relativos ao segundo trimestre de 2016, fomentado a criação de 28.500 postos de trabalho.
O presidente do Turismo de Portugal, Luis Araújo, realçou o caráter "único e inovador" desta campanha, argumentando que "está alinhada com as tendências internacionais", perspetivando que "não será só para consumo interno, porque vai despertar a curiosidade de muitos países e pessoas de fora de Portugal".
"O objetivo é criar o primeiro vídeo-mapa de Portugal, mostrar o país através de vídeos feitos pelas pessoas. Acreditamos que é uma experiência única, que nunca foi experimentada e temos a certeza de que vai ser um êxito seguro", vincou.
Luis Araújo explicou que a primeira fase passa pela recolha de conteúdos (vídeos até 20 segundos), devendo para o efeito as pessoas fazerem o ‘download’ da plataforma "ponhaportugalnomapa.pt", criada pela portuguesa glymt.com, e responderem aos desafios que forem sendo lançados. O primeiro o tema será o mar, adiantou.
Também haverá uma segunda etapa da campanha, denominada "ponha Portugal no seu mapa", podendo as pessoas acompanhar os vídeos que forem sendo colocados sobre as diferentes regiões do país.
C/Lusa