Já estão no mar as 46 Embarcações que largaram da Baia da cidade de Arrecife rumo ao Funchal na XIX Regata Internacional Canárias – Madeira.
Este emblemático evento náutico que começou esta terça-feira (6 de setembro) conta com uma frota distribuída entre as classes ORC e OPEN, com 23 embarcações cada.
Na largada as condições foram muito atraentes para a prática de vela, o mar chão, vento que rondava os 10 nós de NE e temperaturas próximas dos 30º graus.
Eram precisamente 12h05m quando o iate Madeirense Swing sob o comando de José Augusto Araújo, tomou a dianteira sob a enorme concorrência da frota espanhola, seguido pelo iate Lola e Katanga, da classe ORC. Na classe OPEN o iate espanhol Dream e The Boss lideravam.
A rondagem da boia de desmarque (a cerca de 1 milha naútica da largada), foi liderada pelo Swing, que procurou desde logo ganhar a maior vantagem possível e manter a liderança. Pouco atrás, a forte frota espanhola com o Lola, Katanga, Sorodongo, Antigua Craiova, Jalapeno, Dream, The Boss e Ferrer e Garcia, não davam sinais de tréguas. A restante frota Madeirense esteve muito bem com o Red Ruth, Marujo, Alf CEX e Aquaholic entre os 20 primeiros.
A Largada teve como espetadores atentos a madrinha do evento S.A.R. a Princesa Alexia de Grécia, a Alcaide da cidade Eva de Anta e o Vice Alcaide Rafael Juan Gonzalez, que acompanhados pelo Presidente do Clube Naútico de Arrecife Júlio Romero e o Comodoro do Clube Naval do Funchal Martim Cardoso, puderam aplaudir os protagonistas deste evento que une os dois arquipélagos.
A organização de mar esteve a cargo do Capitão Náutico do Real Club de Arrecife – D. Alfredo Quintana, auxiliado pelo Medidor Angel Delgado e pela Colaboradora de Gran Canaria – Sílvia Valencia.
Face às condições climatéricas a organização prevê que a passagem junto às Ilhas Selvagens se realize, para as primeiras embarcações, durante a noite e início da madrugada de terça-feira (6 de setembro) para quarta-feira (7 de setembro).
O vento a rondar para NE e a aumentar para 15 nós e vaga a rondar os 2 a 3 metros, poderá permitir um bom andamento com um rumo quase direto ou mesmo direto ao Funchal. Se estas condições se mantiverem a Regata poderá desenrolar-se de forma rápida e confortável para todos os participantes.
Ao barco que chegue em primeiro lugar em tempo real será atribuído o “Prémio Alivar Cardoso”, troféu habitualmente conquistado pelas maiores e mais evoluídas embarcações.
A XIX Regata Internacional Canárias – Madeira é organizada Real Club Náutico de Arrecife e o Clube Naval do Funchal e decorre até dia 11 de setembro (domingo).