"É na região Centro que está a ser realizado o maior valor de investimentos com o apoio do Mar 2020, são 197 milhões de euros em 571 projetos aprovados", lê-se numa nota divulgada no ‘site’ deste programa operacional.
Seguem-se Lisboa, com 170 milhões de euros de investimento em 291 projetos aprovados, e a região Norte, que regista 100 milhões de euros de investimento em 722 projetos.
Por sua vez, o Algarve soma 560 projetos aprovados com um investimento previsto de 89 milhões de euros.
Já os Açores apresentam 73 milhões de euros de investimento, enquanto na Madeira o investimento ascende a 40 milhões de euros.
No final da tabela fica o Alentejo, com 22 milhões de euros de investimento e 110 projetos aprovados.
O programa operacional Mar 2020, que se insere no Portugal 2020, tem como objetivo a implementação das medidas de apoio enquadradas no Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), estando entre as suas prioridades a promoção da competitividade e a sustentabilidade económica, social e ambiental, bem como o aumento da coesão territorial.
Este programa tem uma dotação global de 508 milhões de euros, dos quais 116 milhões de euros correspondem à contrapartida pública nacional, que tem origem no Orçamento do Estado.