Na passada terça-feira, pelas 19h00, a cidadã que se havia proposto a efetuar o percurso pedestre no Ribeiro Frio – Pico do Areeiro – Pico Ruivo – Curral das Freiras, contactou o número de emergência nacional (112) alertando que se encontrava perdida e necessitava de auxílio.
De imediato foi acionada a Brigada de Busca e Socorro, Salvamento e Resgate em Montanha da PSP e dado conhecimento ao Serviço Regional de Proteção Civil, que acionou os Bombeiros Voluntários de Santana e a Polícia Florestal.
Cientes do perigo de vida em que a cidadã se encontrava decorrente das condições climatéricas adversas, com temperaturas extremamente baixas, neve, vento forte e chuva, foi de imediato dado início às diligências de busca, percorrendo as equipas acionadas os trilhos dos percursos pedestres iniciados no Curral das Freiras e na Achada do Teixeira com vista a uma mais célere localização e socorro da vítima.
Concomitantemente, sendo possível contacto telefónico com a vítima, através de diligências de georreferenciação, foi possível à Polícia de Segurança Pública proceder à sua localização exata, permitindo que a vítima fosse avistada pelas 22h00 junto à Vereda Lombo dos Portais, fora de trilho e em zonas de escarpa.
Não obstante esta localização, atendendo ao local de difícil acesso em que se encontrava, permanecendo imóvel fora do trilho recomendado, em sério risco de queda, o seu salvamento apenas foi concretizado pelas 01h00, pelos Bombeiros Voluntários de Santana, cujos meios conseguiram aproximação segura e socorro da vítima.
A cidadã, que já se encontrava em estado de hipotermia foi de seguida evacuada pelo trilho de regresso à Achada do Teixeira, tendo sido dado por terminado o socorro às 04h00, sendo a vítima transportada pelos Bombeiros Voluntários de Santana para as urgências do Centro de Saúde de Machico para avaliação médica.
O sucesso desta operação só foi possível pela excelente colaboração das três instituições envolvidas, coordenadas no terreno pelo Bombeiros Voluntários de Santana, que desenvolveram a sua ação durante nove horas num cenário com condições extremamente difíceis devido às condições atmosféricas e ao terreno onde se desenrolaram.
Participaram nesta operação 6 elementos da Brigada de Busca e Salvamento em Montanha da PSP; 6 elementos do Bombeiros Voluntários de Santana e dois Guardas da Polícia Florestal, com o apoio de 6 viaturas.