O Navio da República Portuguesa (N.R.P) “ZARCO”, encontra-se pela primeira vez na Madeira, permanecendo atracado na nova marina do Funchal de 23 a 29 de agosto e de 9 a 12 de setembro deste ano.
A visita do navio enquadra-se no cruzeiro de instrução que se encontra a realizar e ainda na participação da “XIX Regata Canárias Madeira” que terá lugar no início do mês de setembro com partida de Arrecife nas Ilhas Canárias e chegada à Ilha da Madeira.
Este navio, construído em 1983 na Holanda, foi apresentado pela Marinha a 14 de fevereiro de 2007, no âmbito de uma operação de combate ao narcotráfico, em apoio à Polícia Judiciária e cedido a título definitivo à Marinha a 11 de julho de 2014, no âmbito do protocolo estabelecido entre o Governo Regional da Madeira e o Ministério da Defesa Nacional, relativo à transferência da “Fortaleza do Pico de São João” para a posse do Governo Regional da Madeira.
O N.R.P. “ZARCO” é um veleiro de dois mastros, tem 23 metros de comprimento, é comandado pelo capitão-de-fragata Maurício Camilo, e tem uma guarnição de 10 militares, embarcando ainda 6 cadetes do curso do 4º ano do mestrado integrado da escola Naval.