Esta posição foi defendida por Marcelo Rebelo de Sousa numa declaração em que anunciou a sua decisão de se recandidatar ao cargo de Presidente da República nas eleições de 24 de janeiro de 2021 e que foi feita na pastelaria Versailles, em Belém, Lisboa, numa sala tendo como cenário as cores da bandeira nacional com a esfera armilar e o escudo em tamanho aumentado.
Marcelo Rebelo de Sousa afirmou depois ter a certeza de que, "seja qual for o veredicto" dos portugueses nas próximas eleições presidenciais, "será para o bem de Portugal e o mesmo é dizer para o bem dos portugueses, todos eles, porque nestes tempos de sacrifício, mais do que em outros de bonança, cada português conta".
Prestes a completar 72 anos, no dia 12 de dezembro, Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito Presidente da República à primeira volta nas eleições de 24 de janeiro de 2016, com 52% dos votos expressos.
Professor catedrático de direito jubilado, antigo presidente do PSD e comentador político televisivo, assumiu a chefia do Estado em 09 de março de 2016.