Este Natal, pelo quarto ano consecutivo, irá decorrer nas farmácias da Madeira a campanha de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”. A Câmara Municipal de Santa Cruz é uma das parceiras. Jaime Silva, vereador com o pelouro do social, adianta que “o cartão da Rede Solidária do Medicamento (ABEM) já ajudou cerca de um milhar de pessoas no concelho de Santa Cruz”.
Sobre a campanha que está a decorrer, salientou que “a contribuição de cada cidadão para este apoio tem um resultado prático sete vezes superior e potencia o aumento de cidadãos a serem apoiados na aquisição gratuita dos medicamentos que necessitam. Por isso, apelamos ao seu contributo, deixando troco a quem precisa ou através de donativo com todos os benefícios fiscais decorrentes! Seja solidário e contribua para uma ajuda que chega a quem dela precisa!”
Entre 14 e 22 de dezembro, os portugueses terão a oportunidade de poder doar o troco das compras realizadas nas farmácias à Emergência ABEM: COVID-19. Os donativos recolhidos serão integralmente aplicados no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde pelas pessoas carenciadas e mais fragilizadas devido à pandemia.
Desde que foi lançada, em março deste ano, a Emergência ABEM: COVID-19 já apoia mais de 900 portugueses referenciados por entidades parceiras locais como Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cáritas e Misericórdias.
A Rede Solidária do Medicamento é um projeto inovador, lançado pela Associação Dignitude. Tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.
O projeto assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. Qualquer pessoa em situação de carência pode ser referenciada ao programa pelas entidades locais, que vão desde juntas de freguesia e câmaras municipais, a IPSS e outras instituições da área social. Depois de referenciado, o beneficiário tem acesso ao cartão bastando apresentá-lo numa farmácia aderente para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem receitados.
A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à co comparticipação de medicamentos dentro do Programa, alimentado por uma campanha permanente de angariação de fundos.
Existe na Madeira 14 farmácias aderentes à Rede Solidária do Medicamento, onde os 941 beneficiários da Madeira podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do projeto já foram dispensadas 40.888 embalagens de medicamentos na Madeira.