É uma distinção internacional para melhor comunicação/paper no âmbito do t-Forum 2020 Global Conference.
O trabalho de Investigação premiado, intitulado “Madeira Island tourists psychological profile and wellbeing”, resultou de um projeto desenvolvido na UMa sobre “O Bem-Estar do Turista na Madeira”, no âmbito de uma bolsa de pós-doutoramento da investigadora Soraia Garcês, financiada pela Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação e orientada pelos professores doutores por Margarida Pocinho e Saúl Neves de Jesus, docente e vice-reitor da Universidade do Algarve (UAlg).
Este projeto aplicou conhecimentos da área da psicologia ao turismo e procurou encontrar um perfil psicológico do turista que visita a Região, numa perspetiva inovadora e personalizada de conhecer quem nos visita.
Entre as conclusões a que chegaram os investigadores destaca-se o fato da hospitalidade, gastronomia e os eventos culturais constituírem fatores de atratividade, realçando os turistas as propostas originais, as emoções positivas e naturalmente as atividades de lazer ao ar livre, com destaque para os passeios nas levadas.
O estudo assentou num inquérito junto de 471 turistas, de 37 países diferentes e com idades entre os 18 e os 84 anos.
Este prémio segue critérios rigorosos de seleção, através de um processo de blind peer review, e distingue artigos “which bring to light theoretically based applications of tourism intelligence”.
O t-Forum 2020 Global Conference, este ano dedicado ao tema “Breaking Old Barriers for a New World: Mobilizing Tourism Intelligence to Survive”, decorreu entre os dias 4 e 6 de novembro, em formato online.