Uma comitiva da Associação Ténis da Madeira, associação que na Madeira tutela o Ténis, o Padel e o Squash, deslocou-se às Ilhas Canárias para reuniões com a Federación Canaria Tenis, Federación Canaria Padel e Federación Canaria Squash, para a apresentação de projetos comuns às modalidades da Macaronésia.
Estes projetos, que foram anteriormente debatidos com os Açores (Associação Ténis Açores), assentam essencialmente em dois eixos.
O primeiro, tem a ver com a realização de encontros de carácter anual de seleções representativas das três modalidades. O segundo tem a ver com o aproveitamento do programa da Comunidade Europeia designado por “Programa Operacional de Cooperação Territorial Madeira-Açores-Canárias (MAC) 2014-2020.
O projeto elaborado que terá o nome de “A Macaronésia na Europa do Ténis, do Padel e do Squash” prevê a criação de um cluster económico turístico-desportivo assente no Ténis, no Padel e no Squash com ação articulada nas três regiões europeias da Macaronésia.
Relativamente ao 1º eixo, haverá no mês de dezembro, um encontro de seleções da Madeira e das Canárias (os Açores em virtude de ainda não terem atletas suficientes não participarão nesta edição) nas modalidades de Padel e Squash a serem realizados na Ilha da Madeira e no mês de Março um encontro de seleções de ténis da Madeira, Açores e Canarias em Santa Cruz Tenerife.
Relativamente ao 2º eixo, “A Macaronésia na Europa do Ténis, do Padel e do Squash” ficou decidida a criação de uma comissão constituída pela Associação Ténis Açores, Associação Ténis Madeira, Federación Canaria Tenis, Federación Canaria Padel, Federación Canaria Squash e Município de Santa Cruz Tenerife. Ficou já marcada uma reunião para finais de setembro a ser realizada no Funchal em que estarão presentes todos os elementos da comissão a fim de ultimarem o projeto a submeter à União Europeia.