O projeto, denominado “bairro em movimento”, pretende registar naquele equipamento desportivo “múltiplas dimensões: o desporto, as palavras, a dança, o fluir de um pincel numa tela…”, informou a associação numa nota hoje distribuída.
No mesmo documento, a Criamar” destaca que o tema desta obra “faz alusão, não só ao movimento, visando a inclusão pelas artes plásticas” e pretende fomentar “a participação de toda a população do bairro, bem como todos quantos se quiserem associar-se a este grande projeto”.
“Hoje pela manhã, já várias crianças e alguns adultos começaram a dar forma ao mural”, informa, perspetivando que “a obra esteja concluída no final do mês de agosto”.
A Criamar adianta que pode ser acompanhado o desenvolvimento da construção do mural na sua página no Facebook.
Esta associação recorda, também, que está presente no bairro social de São Gonçalo, na zona leste do Funchal, desde 2014, um aglomerado populacional onde tem um dos seus polos de atividades, a Escola do Conhecimento/Biblioteca Comendador Manuel Pestana, aberto desde 2017.
Neste espaço são desenvolvidas “atividades diárias nas áreas de cidadania, botânica, desporto, artes plásticas, literatura, estudo acompanhado”, estando ali instalada a Biblioteca Comendador Manuel Pestana – uma das maiores bibliotecas comunitárias da Região Autónoma da Madeira.
A Criamar foi um projeto criado pelo grupo hoteleiro Pestana, dirigida pelo antigo Secretário Regional do Turismo da Madeira, direcionado sobretudo para crianças e jovens institucionalizados.
Ao longo dos anos, tem vindo a desenvolver diversas iniciativas, entre as quais campeonatos de futebol de rua, encontros de poesia e uma escola desportiva.