José Manuel Rodrigues assumiu hoje o papel de deputado para defender o seu projeto de resolução de criação da IDEIA – Investigação e Divulgação de Estudos e Informação sobre a Autonomia.
"A ideia de criar um centro de estudos da autonomia nasce da necessidade de investigar, aprofundar, estudar e dar a conhecer a maior realização dos madeirenses nas ultimas décadas", explicou, durante o plenário da Assembleia Legislativa Regional, no Funchal.
José Manuel Rodrigues lembrou que a autonomia "é hoje uma das maiores realizações da democracia portuguesa e vem concretizar uma antiga aspiração dos povos insulares, mas o mais importante é que a autonomia trouxe o desejável desenvolvimento económico e social da Madeira e do Porto Santo".
"Este centro pode e deve servir para sustentar com investigações, análises, debates e iniciativas a nossa ambição de aprofundar a autonomia, quer por via de uma revisão do Estatuto, quer por via de uma futura revisão da Constituição", referiu.
Para o deputado, "importa que se reúna numa biblioteca própria toas as obras, teses, trabalhos já realizados sobre a autonomia, os documentos que se encontram dispersos por várias instituições, o material audiovisual existente, bem como recolher as memórias de vários protagonistas da história da região", porque "a insularidade e a ultraperiferia, os seus custos e as suas consequências precisam de ser mais conhecidas".
"A autonomia não é propriedade de um político, de um partido ou de uma ideologia. A autonomia é pertença de todos e de cada um dos madeirenses a todo o povo da Madeira e Porto Santo, que durante séculos lutou pela sua conquista", concluiu.
Élvio Sousa, do JPP, manifestou o seu apoio à ideia, mas também deixou a sua discordância na escolha do coordenador do mesmo, que, a seu ver, devia ser por via de um concurso.
"Estamos na casa mãe da autonomia e é nesta casa que deve haver centros de investigação, porque a autonomia tem de ser esclarecedora, longe de lógicas partidárias", defendeu o deputado do PS Vítor Freitas.
Ricardo Lume, do PCP, também chamou a atenção que, enquanto órgão colegial, o IDEIA deve ter a "participação de todas as forças políticas".
José Prada, deputado do PSD e vice-presidente da ALM, lembrou que a autonomia "tem de deixar de ser encarada como algo abstrato".
O parlamento madeirense apreciou hoje o projeto de resolução, da autoria do presidente da Assembleia Legislativa, sobre a criação de "uma área funcional" junto da instituição denominada IDEIA – Investigação e Divulgação de Estudos e Informação sobre a Autonomia.
Este organismo terá por missão promover, desenvolver e dinamizar estudos e iniciativas de aprofundamento da cultura autonómica.