É a estreia do campeão nacional de velocidade nos ralis, Francisco Abreu a prova de estreia é o Rali Vinho Madeira.
O campeão nacional de velocidade vai cumprir as funções de carro zero no rali.
A apadrinhar a entrada nos ralis do jovem talento madeirense um navegador de provas dadas e com muita experiência, Duarte Lagos deixa a cadeira dos comentários da RTP e volta ao ativo, agora para navegar Francisco Abreu pelas estradas madeirenses nas classificativas do Rali Vinho Madeira.
Duarte Lagos tem como missão passar toda a informação possível do mundo dos ralis ao jovem piloto, já que Francisco Abreu fez toda a carreira no karting e no campeonato de velocidade.
A viatura a utilizar é um Peugeot 208 R2, que está a ser preparado, caso não fique pronto a solução passa por um Renault Clio R3.
Com um carro idêntico competiu Pedro Paixão no Rali do Faial, mas que acabou com danos avultados no carro e que tem por isso um orçamento significativo, danos que podem não ser recuperáveis a tempo do Rali Vinho Madeira.
Assim a equipa da PT Racing volta a fazer parceria com Pedro Paixão, mas desta feita o piloto vai estar à partida do rali com um Opel Adam R2.
Tal como a RTP avançou em devido tempo, Alexandre Camacho “lidera” a equipa da Delta Rally que estará na Madeira com a responsabilidade de preparar três carros, o Peugeot 208 T16 R5 do Team Vespas, ainda o Citroen DS3 R5 de Robert Consani, que repete a presença e o Peugeot 208 T16 R5 de Giacomo Costenaro, piloto italiano de 27 anos que se estreia na Madeira.
Miguel Nunes foi o último nome a confirmar a presença na prova, este ano com o Ford Fiesta R5 preparado pela RMC.
A estes carros juntam-se outros nomes de pilotos do campeonato nacional como por exemplo Pedro Meireles de Skoda Fabia R5, José Pedro Fontes de Citroen DS3 R5, carros preparados pela Sports & You, Ricardo Moura de Ford Fiesta R5 preparado pela ARC Sport, entre outros.
O Rali Vinho Madeira é o ponto alto da competição automóvel na Madeira e são muitas as equipas que querem marcar presença, apesar de não estarem a competir no campeonato, Paulo Teixeira com o Citroen C2 R2, é um exemplo.
As inscrições terminam às 17:00 do dia 20 de julho e o primeiro esboço da lista de participantes é conhecido no próximo dia 22 às 18 horas.