O Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, reuniu ontem, com uma comitiva do Governo de Canárias. Um encontro de trabalho que, a pedido da Região, serviu, simultaneamente, para estreitar o relacionamento institucional entre os dois Governos e para abordar algumas preocupações comuns aos dois arquipélagos.
Em cima da mesa, estiveram assuntos relacionados com as áreas do transporte, da energia e do turismo, numa reunião de trabalho que, tal como sublinha Eduardo Jesus, serviu que a Madeira manifestasse “toda a sua abertura em trabalhar, conjuntamente, com Canárias, na defesa dos interesses e dos direitos das regiões ultraperiféricas junto das instancias europeias, princípios que nem sempre têm concretização pratica e nem sempre são devidamente atendidos”.
No decorrer do encontro, houve oportunidade de abordar, na área dos transportes, aspetos relacionados com a mobilidade dos passageiros, quer por via aérea quer por via marítima, e, também, com o transporte de mercadorias, tendo por base a apreciação a cada um dos modelos atualmente em vigor, nos quais é sempre possível, segundo frisa o Secretário Regional, “encontrar novas formas de evolução e de otimização”.
Na ocasião, os governantes abordaram, ainda, os projetos que atualmente associam a Madeira às ilhas canarias e, também, aos Açores e Cabo Verde, tendo ficado também expressa a necessidade de um conhecimento mais profundo acerca da intervenção e das boas práticas que estão a ser desenvolvidas, nesta Região e também no arquipélago canário, no campo da energia.
Eduardo Jesus aproveitou ainda a reunião para explorar a vertente turística e a necessidade de se reforçar a presença dos turistas das ilhas Canárias na Região: “sabemos que estas ilhas são uma das escolhas preferenciais para muitos madeirenses e foi nessa lógica que deixamos algumas ideias no sentido de desenvolver um conjunto de ações que reforcem a nossa notoriedade e aumentem a procura, no sentido inverso, aproveitando as ligações existentes e a proximidade entre os dois arquipélagos”.
“Encontramos aqui uma boa plataforma de entendimento que se espera reforçada, a bem do interesse comum das nossas ilhas. Ainda este ano, haverá novo encontro para sustentar esta proximidade e este compromisso de encontrarmos, conjuntamente, novas soluções”, conclui o Secretário Regional.