"Bem hajam todos os habitantes da freguesia de Câmara de Lobos, por todo o seu comportamento nesta pandemia Covid-19", declarou o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, em videoconferência de imprensa, no Funchal.
"Não tenham dúvidas que teremos sucesso", realçou.
A cerca sanitária na freguesia de Câmara de Lobos, no concelho com o mesmo nome, a oeste do Funchal, foi decretada por um período de 15 dias, após ter sido identificada uma cadeia de transmissão de Covid-19 no bairro social Nova Cidade, perto do centro da localidade.
"Além dos 31 casos que foram positivos associados a esta cadeia de transmissão, que inclui sete casos importados [pessoas que viajaram para o continente e regressaram à ilha] e 24 casos de transmissão local, foram efetuados mais 778 testes, todos com resultado negativo", esclareceu a vice-presidente do Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), Bruna Gouveia, na mesma videoconferência.
A responsável sublinhou que, apesar do levantamento da cerca sanitária, a investigação epidemiológica "continua em curso", com particular incidência no complexo habitacional Nova Cidade, onde já foram feitos testes e colheitas a praticamente todos os cerca de 600 residentes.