O governante falava após uma reunião que teve hoje com o comandante da Zona Marítima da Madeira (ZMM) e baseados nas informações que José Luís Guerreiro lhe transmitiu.
Mesmo com os pescadores de Câmara de Lobos, limitados pela cerca sanitária que está imposta àquela freguesia, o comandante da ZMM disse ao Secretário Regional que “não têm surgido complicações”.
A reunião entre Teófilo Cunha e José Luís Guerreiro teve como objetivo fazer um balanço da situação e trocar impressões sobre o provável levantamento progressivo de algumas restrições também na área do mar, já na próxima semana.
O Secretário Regional abordou também "a navegação das embarcações de recreio, em particular no período que se seguirá ao estado de emergência".
“Será preciso esperar pelas decisões que serão tomadas esta semana, quer pelo Conselho de Ministros, quer pelo Conselho do Governo Regional para saber o grau de levantamento das restrições, mas é provável que as embarcações de recreio familiar se possam fazer ao mar, desde que cumpram as regras que vierem a ser decididas”, lê-se no comunicado.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou cerca de 212 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Mais de 832 mil doentes foram considerados curados.
Em Portugal, morreram 948 pessoas das 24.322 confirmadas como infetadas, e há 1.389 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo Coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
C/Lusa