O Instituto de Tecnologias Interativas da Madeira (M-ITI) deu hoje início ao seu programa de Estágios de Verão, com a receção aos 24 jovens estudantes selecionados para trabalhar em projetos de investigação e desenvolvimento ao longo dos próximos três meses.
Foram escolhidos 24 candidatos, de entre cerca de 100 candidaturas submetidas, segundo critérios de excelência e aptidão. São todos alunos de licenciatura e mestrado da Universidade da Madeira, de várias áreas de conhecimento, essencialmente de engenharia informática, eletrotécnica, design e psicologia.
O Professor Chris Csikszentmihalyi deu as boas-vindas aos estagiários no laboratório de Critical Technical Practice, apresentando a instituição e a visão de investigação e desenvolvimento. Sucedeu-se uma visita às instalações do Madeira-ITI e, após uma sessão de coordenação, os estudantes começaram a colaborar nos projetos de investigação e desenvolvimento.
Com idades compreendidas entre os 19 e 30 anos, os estagiários estão a colaborar com investigadores no âmbito de 20 projetos de investigação e desenvolvimento, criados por professores que assumem o papel de orientador durante todo o estágio. Os projetos cobrem várias áreas, desde a saúde, energia, interfaces móveis, multimedia, sensores wireless, psicologia, comunicação, turismo e robótica.
Ao longo dos três meses de duração dos estágios, os alunos terão a oportunidade ganhar novos conhecimentos tanto na sua área como em outras complementares, e desenvolver novas competências. Ao interagir com professores, investigadores e outros estudantes num quadro internacional e multidisciplinar, poderão aprofundar a ligação entre a aprendizagem e a investigação, base para emprego qualificado, capacidade de gerar inovação e empreendedorismo.