Durante o último mês, várias escolas da Região Autónoma da Madeira testaram os seus planos de prevenção e emergência. Durante esta semana realizam-se nas Escolas Básicas do 1.º Ciclo com Pré-Escolar dos Ilhéus, Achada, Maria Eugénia de Canavial, Santo da Serra, Lombada de São Martinho, Lourencinha, Santa Cruz, São Jorge e Infantário O Pimpão. Nas próximas semanas continuarão a realizar-se vários simulacros de incêndio.
A Escola Básica do 1.º Ciclo Ribeiro Domingos Dias, no Funchal, foi uma das últimas a realizar um simulacro de incêndio na cozinha com necessidade de evacuação do edifício. Dos procedimentos de emergência decorrentes da situação, foi realizada a evacuação geral de todos os alunos, professores e funcionários da escola para o ponto de encontro e testada a sua equipa de segurança e suas missões (evacuação organizada, alarme e alerta, cortes de energia e gás, confirmação da evacuação, controlo dos alunos no ponto de encontro, primeiros socorros e a receção aos meios de socorro).
Face ao incidente simulado, numa ação coordenada entre os diferentes agentes de proteção civil presentes, foi cortado o trânsito pela PSP nas ruas circundantes da escola, enquanto os Bombeiros Voluntários do Funchal efetuaram o combate ao suposto incêndio, assim como a prestação de socorro a um ferido.
O Serviço Municipal de Proteção Civil do Funchal e a Secretaria Regional de Educação fizeram-se representar na iniciativa, no sentido de a avaliar e contribuir para eventuais melhorias dos procedimentos e comportamentos de emergência observados durante o simulacro.